De virada, o Arsenal bateu o Barcelona por 2 a 1, no Emirates Stadium, em jogo válido pelas oitavas de final da Champions League. David Villa abriu o placar para o time catalão no primeiro tempo, mas Van Persie e Arshavin viraram o marcador na segunda etapa.
O Arsenal entrou em campo no 4-2-3-1. Como volantes, Song e Wilshere. Na linha de articuladores, Walcott pela direita, Fabregas centralizado e Nasri do lado esquerdo. Na frente, Van Persie.
Já o Barcelona entrou no 4-3-3. O trio de meio-campo era formado por Busquets, Xavi e Iniesta. Na frente, Pedro pela direita, Messi centralizado e Villa do lado esquerdo.
O Arsenal teve ótimos 15 minutos iniciais no Emirates. A equipe londrina conseguiu avançar sua marcação e pressionar a saída de bola do Barcelona, forçando erros de passe e retomando a bola no campo ofensivo para depois construir jogadas de perigo.<script type="text/javascript" src="http://ad.doubleclick.net/adj/gna.br/level2;tile=2;sz=160x600;ord=477006?area=2l&pos=2&ord=477006"></script>
A partida começou a mudar de cara quando Xavi recuou para comandar a transição entre defesa e ataque e acertou o passe na saída de bola do Barça. Aos poucos, o time catalão assumiu o controle do jogo e foi avançando no gramado, impondo sua filosofia de jogo de manutenção da posse da bola e ritmo cadenciado.
O Barça aproveitava principalmente o ímpeto do Arsenal de continuar marcando de forma avançada. Mesmo mais recuado que nos primeiros minutos de jogo, os Gunners tentavam colocar suas linhas mais à frente, o que deixava espaços atrás dos defensores para as bolas em profundidade do Bacelona. Ao time da casa, restava a esperança de marcar um gol em rápidos contra-ataques.
Mas foi a bola em profundidade da equipe catalã que abriu o marcador, aos 24 minutos de jogo. Messi carregou a bola pelo meio e serviu Villa por trás dos zagueiros. O atacante ficou sozinho para tocar na saída do goleiro e fazer 1 a 0.
A partir daí, o jogo ficou totalmente aberto. O Arsenal, buscando o empate, mais uma vez avançou seu posicionamento. Até o apito final do primeiro tempo, os dois times buscaram o ataque e encontraram espaços para criar boas chances de gol.
O início do segundo tempo teve o Arsenal mais uma vez adiantado no campo ofensivo, tentando reproduzir a pressão do começo do jogo. Os Gunners não chegavam a ser tão perigosos porque o Barça errava poucos passes, mas o posicionamento agressivo do time da casa garantia um bom momento dos comandados de Arsène Wenger.
O Barça já passava pelo momento maior de pressão do Arsenal quando os londrinos chegaram ao gol de empate. Clichy encontrou Van Persie do lado esquerdo da grande área. Quando todos esperavam o cruzamento, o holandês bateu forte e achou o espaço entre Valdés e a trave. 1 a 1, aos 32 minutos.
Na primeira vez em que o Barcelona conseguiu sair de trás após o gol, acabou levando o contra-ataque que virou o marcador. O Arsenal tomou a bola no campo defensivo e saiu com extrema velocidade, encontrando Nasri do lado direito. O francês arrancou, invadiu a área, brecou e rolou para o meio, onde Arshavin completou para as redes.
Os minutos finais de jogo foram de pressão do Barcelona em busca do empate. A equipe blaugrana forçava principalmente as jogadas pelo lado direito com Daniel Alves e chegava a ameaçar o gol de Sczezny em algumas oportunidades. Já o Arsenal tratou de fechar-se e sair em esporádicos contra-ataques, estratégia que foi suficiente para segurar a vitória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário